1º Ultra Trail do Marão

May 22nd, 2014

Half Marathon

A minha primeira vez...

Não que isso tenha um interesse particular, mas porque não podia ter sido em mais estranha companhia!!! Antes de mais em ano de Benfica campeão (coisa tão rara quanto os anos bissextos) eis que me deparo com uns tipos de camisola azul, mochila às costas e que me diziam: "Não te preocupes por correr pouco Nuno... Vais andar é muito..."

Que é isto? Pensei eu... Qual Carneiro na presença do Lobo. Coração palpitava a 120 bpm e eu ainda estava sentado no autocarro a caminho de Baião (inicio da meia maratona)... Era ver e ouvir tal grupo de nome Fama Runners, divertido, conversador e sobretudo unido a palrear sobre aventuras passadas e nas aventuras vindouras!

Rapidamente me apercebi que o grupo afinal tinha duas partes, uns mais outros menos, mas ambos malucos!! Uns, tal como eu, para os 21km e os mais ou menos doidos para os 42 km (que afinal eram 56km)!

Marathon

Grupo respeitado estes Fama, pois mal entramos no autocarro ouvimos "Eh pá estes das camisolas azuis são fortes!". Mas, afinal quem foram estes bravos e valorosos atletas?

Para 56 km:

  • Daniel Oliveira
  • Diana Santos
  • Nuno Alves
  • Patrícia Pereira
  • Paula Quintela.
  • Ricardo Costa

Para os 21km

  • Catarina Costa
  • Nelson
  • Nuno Fernandes (este não sabia ao que ia e não gosta de correr!?!?…)
  • Rosa Vilhena
  • Rui Miguel
  • Sofia Figueiredo

A maratona (56 km?) iniciou-se às 10h logo com umas subiditas de aquecimento de deixar os pulmões para trás. Depois foi sempre mais do mesmo mas com a frescura matinal a dar lugar ao calor típico transmontano (tudo a ajudar)!

Bus

A meia maratona teve direito ao mesmo que os outros com exceção da brisa matinal uma vez que se iniciou às 15h e da necessidade de utilização de luz artificial (kkkkkk)! Eu bem dizia: "Catarina vou levar luzes!!! Só vou terminar à noite!"

No balanço de contas... Saldo perfeitamente positivo, com tempo e dinheiro perfeitamente investido pela aventura, companhia e maravilhosas vistas! Da minha parte... Quando sair de coma voltarei a acompanhar-vos se tal me permitirem. Um bem-haja a todos estes corajosos participantes dos Fama pelo desafio abraçado!

Arrival

Deixo-vos um pequeno texto de Miguel Torga sobre o Marão e Trás-os-Montes que penso todos os participantes se identificarão.

Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade, e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe, como é dos mais belos que se possam imaginar. Começa logo porque fica no cimo de Portugal, como os ninhos ficam no cimo das árvores para que a distância os torne mais impossíveis e apetecidos. E quem namora ninhos cá de baixo, se realmente é rapaz e não tem medo das alturas, depois de trepar e atingir a crista do sonho, contempla a própria bem-aventurança. Vê-se primeiro um mar de pedras. Vagas e vagas sideradas, hirtas e hostis, contidas na sua força desmedida pela mão inexorável dum Deus criador e dominador. Tudo parado e mudo. Apenas se move e se faz ouvir o coração no peito, inquieto, a anunciar o começo duma grande hora. De repente, rasga a crosta do silêncio uma voz de franqueza desembainhada: - Para cá do Marão, mandam os que cá estão!...

Miguel Torga, Um Reino Maravilhoso

By Water

Ultra Trail do Marão - 1 a 4 de Maio 2014

Catarina Costa & Nuno Fernandes