Meia Maratona de Barcelona

Mar 30th, 2014

Meia de Barcelona 2014

Barcelona, capital da Catalunha e estandarte máximo de uma cultura e um espírito liberal e empreendedor, bem patente no desenho e organização da cidade, nos seus monumentos, museus, praças e jardins. Gaudí está em cada esquina, com obras arquitetónicas que nos deslumbram. É impossível ir a Barcelona e não desejar voltar!

O dia da prova acordou vestido de cinzento e um bocadinho molhado…. Saímos de casa e até ao local da partida percorremos um 1 km, ou seja, um excelente aquecimento (para umas pernas já mais que aquecidas do dia anterior, visto termos passeado e passeado e passeado, enfim... coça na pernoca!).

Milhares de pessoas! As vozes ecoavam espanhol, português, brasileiro, inglês, francê, enfim, 15000 participantes de todo o mundo! Os Catalães chamam-lhe Mitjá Marato, a qual acontece no coração de uma das mais belas e carismáticas cidades do mundo, não tenho qualquer dúvida.

Partida

A prova é muito bem organizada, sente-se a multidão, mas, ao mesmo tempo, é também muito tranquila. A prova começou em frente ao Parque da Ciutadella e terminou ali também quase em frente ao Arco do Triunfo.

A partida foi extremamente organizada e dividida em blocos de acordo com o tempo previsto de cada atleta para terminar a prova. O percurso tem um excelente piso, vistas fantásticas a percorrer as elegantes avenidas, sempre por artérias amplas que permitem correr os 21 km de braços abertos.

Percorremos as principais ruas e apreciamos o melhor que a cidade tem para mostrar, desde o mar mediterrâneo, passando pela rambla – zona emblemática de passeio e outros locais lindíssimos.

Arco del Triunfo

O entusiasmo dos aplausos dos que assistiam não deixavam ninguém indiferente, acolhendo os atletas de uma forma muito especial. A cada 5 km mais coisa menos coisa, existiam grupos de jovens com tambores proporcionando um contagiante clima de animação e alegria, mesmo em momentos mais “difíceis”.

Eu e o Ricardo fizemos a prova toda juntos. A partir do km 12 eu disse-lhe para prosseguir sem mim porque fiquei com limitações consideráveis tendo mesmo que caminhar por duas vezes, mas ele manteve-se sempre ao meu lado e incentivou-me sempre a focar-me em terminar, relativizando as dores que sentia nas pernas. Nunca mais me vou esquecer de um espanhol que passou por nós e disse “Vámos Ritá!!”, sorri, agradeci e até me emocionei confesso.

O Ricardo ia-me chamando à atenção para tudo de mais belo por onde passávamos. A certa altura um rapaz passa por nós e diz: “Vocês são de Famalicão!” sim, porque as t-shirts dos Fama Runners foram a nossa principal identidade, nós respondemos com um sorriso de espanto “sim somos”!!! “Boa prova e tal…” e cada um seguiu à sua vida.

Cada vez mais próximos da meta e as minhas dores cada vez piores. O Ricardo reforçava com “estamos mesmo a chegar. Está quase. Olha ali a meta.”. E não é que ao aproximar-me da meta ainda consegui fazer um sprint para não passar das 2 horas! Ai que emoção! Enfim chegamos! Eu em êxtase e o Ricardo tranquilo ainda apto a correr mais um km! Registamos logo o momento com uma foto, duas fotos, várias fotos! Estávamos felizes!

Meia Barcelona Final

E assim comemoramos o superar de uma prova que foi difícil para ambos, de diferentes maneiras, claro.

Para uma cidade magnífica, uma meia maratona magnífica! Foi simplesmente fantástica a 24ª Mtija Marató de Barcelona, correspondendo às melhores expectativas que nós tínhamos para esta prova. Ficamos fãs da cidade e da prova!

Mtija Marató de Barcelona - 16/02/2014

Ricardo Costa
Rita Vilaça